Quer fazer parte da família de Jesus?
Esta é uma das passagens preferidas dos protestantes que gostam de diminuir Maria. Aqui, Jesus afirma que a mãe e os irmãos dEle são aqueles que ouvem a palavra de Deus, e a põem em prática. Os protestantes afirmam, a partir daí, que Jesus não dava importância à Maria, e que Ele tinha irmãos, ou seja, que Maria teve outros filhos.
Já li livros que ensinam como interpretar essa passagem bíblica sob a ótica católica para "defender" Maria contra os ataques dos protestantes. Como prefiro a praticidade e a objetividade, não perco tanto tempo tentando argumentar muito com os protestantes. Basta saber que o termo "irmão", no idioma falado naquela região, na época de Jesus, era utilizado para designar irmão ou primo. Quanto a importância de Maria, a questão é pura relatividade: você pode encarar que Maria é rebaixada... mas eu entendo que Jesus exalta aqueles que escutam a Sua Palavra e as põe em prática, a ponto de igualá-los à pessoa que Ele mais tem consideração no mundo, a sua mãe.
Então se nós escutarmos e pusermos em prática seus ensinamentos, faremos parte da família de Jesus? Exatamente! E fazer parte da família implica dizer que teremos os mesmos direitos, os mesmos bens e os mesmos deveres!
Mas e a questão de Maria ter tido outros filhos? Meu amigo, se ela teve relações com José, o MARIDO dela, e se teve outros filhos, por acaso, isso diminui a mulher excepcional e especial que ela foi? Eu li e reli várias vezes os dogmas da igreja, e não encontrei nada que afirmasse que Maria morreu virgem. A certeza é que ela concebeu Jesus virgem, e permaneceu virgem após o parto inexplicavelmente (mistério de fé), e que após a sua morte, ela subiu aos céus sem pecado. O próprio Catecismo da Igreja Católica considera o ato sexual NO MATRIMÔNIO uma bênção de Deus. Considera José como castíssimo esposo. No entanto, a nossa visão de castidade é um pouco distorcida: castidade não significa abstinência sexual, mas sim a vivência da sexualidade de forma sensata e coerente, respeitando o tempo de viver cada etapa da vida. Após o casamento, José e Maria poderiam ter relações sexuais, e isso não seria nenhum pecado. Pelo contrário, seria um ato abençoado por Deus. Conseqüentemente, não haveria motivo para se pensar que Maria seria menos santa e digna por causa disso. Afinal, ela foi a mãe do Filho de Deus.
Não estou afirmando aqui que Jesus teve ou não teve irmãos de sangue, ou seja, que Maria teve outros filhos com José. Nem que José e Maria tiveram ou não tiveram relações sexuais. Não quero escandalizar nem polemizar. Só quero deixar claro que tendo ou não, ela é e sempre vai ser a minha Rainha, Mãe do nosso Salvador e nossa Mãe, minha intercessora, e vai merecer toda a minha admiração, carinho e respeito. E ai de quem falar mal dela!
Jailson Ferreira
jailsonfisio@hotmail.com
voce tem um boa leitura de maria atraves dos dogmas da igreja, mas não tem base bíblica. e quanto aos protestantes diminuirem maria, isso é mentira, ela só não é idolatrada.
ResponderExcluirNo sate da Comunidade Shalom fala da virgidade de Maria e que ela não teve ato sexual com José seu esposo, como você explica isso?
ResponderExcluirO texto outrora citado faz referência a família carnal de Jesus. Ele em momento algum diminui Maria, Ele simplesmente aproveitou a ocasião para nos ensinar uma preciosa lição espiritual,mostrando-nos que Ele não faz acepção de pessoa(Dt 10:17/Rm 2:11)e que todo aquele que fizer a vontade de Deus Pai pode também fazer parte dessa família, no sentido espiritual.Está aí algo que só uma mente espiritual pode interpretar.
ResponderExcluirtentando colocar os catolicos contra os protestantes, muito fraca a interpretação!!
ResponderExcluirÉ INCRÍVEL ISTO,NA BÍBLIA ESTÁ BEM CLARO QUE CRISTO SE SACRIFICOU POR NOS E VCS DISCUTEM MARIA?QUE MINISTÉRIO DE MARIA VCS VEEM NA PALAVRA?
ResponderExcluir