Pesquisar neste blog

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Sugestões de reflexões para a semana (28/09/09 a 04/10/09)

        Esta semana está recheada de datas epeciais no nosso calendário católico. Terça-feira: Dia dos Santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael. Quarta-feira: São Jerônimo e Dia da Bíblia. Quinta-feira: Santa Terezinha do Menino Jesus. Sexta-feira: Dia dos Santos Anjos da Guarda. Sábado: Dia dos Bem-aventurados mártires André de Soveral, Ambrósio Francisco e companheiros.

        E o que encontramos em comum nas leituras da semana é o apelo à grande missão evangelizadora a qual somos convocados. E além dessa convocação, ainda temos as instruções detalhadas de como devemos cumpri-la.

        Boa semana e boa leitura!

 

Segunda-feira (28/09/09) (Lc 9,46-50)

- Quem acolher será o maior (Salviano)

- Você sabia que existe uma hierarquia no Reino dos Céus? (Jailson Ferreira)

 

Terça-feira (29/09/09) (Jo 1,47-51)

- Confiar no proteção de Deus (Salviano)

- "Eu te vi." (Jailson Ferreira)

- Um verdadeiro louvor e adoração (Jailson Ferreira)

- Missão de hoje: ser o Filipe de alguém (Jailson Ferreira)

- Segue-me, tu! Deixa-me te amar com meu amor... (Rosa Camila)

 

Quarta-feira (30/09/09) (Lc 9,57-62)

- Como seguir Jesus (Salviano)

- Para fazer parte do grupo de Jesus era preciso comprometimento! (Jailson Ferreira)

- A tropa de elite de Jesus (Jailson Ferreira)

 

Quinta-feira (01/10/09) (Lc 10,1-12)

- A colheita é grande (Salviano)

- Manual Prático do Discípulo Missionário (Jailson Ferreira)

 

Sexta-feira (02/10/09) (Mt 18,1-5.10)

- Qual é o mais importante? (Salviano)

- "Quem se faz pequeno como uma criança, esse é o maior no Reino dos Céus." (Juninho)

- Dia dos Santos Anjos da Guarda (Jailson Ferreira)

- Quem é o maior no Reino dos Céus? (Jailson Ferreira)

- O Reino dos Céus não é para os auto-suficientes (Jailson Ferreira)

 

Sábado (03/09/09) (Lc 10,17-24)

- Jesus reza ao Pai (Salviano)

- A Alegria do Missionário (Jailson Ferreira)

- Jesus nos convida à missão de levar a Paz ao mundo (Jailson Ferreira)

- Como é bom se sentir canal da graça de Deus... (Jailson Ferreira)

 

Domingo (04/10/09) (Mc 10,2-16)

- Uma só carne (Salviano)

- Matrimônio: um compromisso eterno (José Machado Filho)

- Aquele que não receber o Reino de Deus como uma criança, não entrará nele (Adrian Diego)

 

Jailson Ferreira

jailsonfisio@hotmail.com

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com



domingo, 27 de setembro de 2009

Quem acolher será o maior (Lc 9,46-50) (28/09/09)

Os discípulos estavam preocupados em saber qual deles era o maior, só que não se tratava do maior no reio dos Céus. Jesus responde: "Todo o que recebe este menino em meu nome, a mim é que recebe; e quem recebe a mim, recebe aquele que me enviou; pois quem dentre vós for o menor, esse será grande."

Para entender este texto, é preciso conhecer o contexto em que ele foi dito e escrito.

É preciso conhecer como era a imagem da criança no tempo de Cristo.  Naquele tempo, raramente alguém perderia seu tempo conversando com uma criança. Quase ninguém dava atenção a uma menina ou a um menino. A imagem ou figura da criança era socialmente desvalorizada.

Foi por isso que Jesus falou para os discípulos que aquele que quisesse ser o maior, seria aquele que fosse capaz de acolher uma criança, em seu nome. Fazer uma coisa dessas naquela época seria o mesmo que hoje, um lixeiro fosse convidado dançar a valsa de 15 anos com a aniversariante, em uma festa realizada em um clube socialmente famoso e importante.

No tempo de Jesus, acolher significava valorizar uma pessoa, esquecendo a sua posição social inferior, falando com ela dando atenção sincera, colocar-se totalmente ao seu dispor para qualquer coisa que ela estivesse precisando, tudo isso com muita gentileza e muita sinceridade.

Jesus então lança um desafio aos discípulos que estavam se comparando para ver quem era o maior, para que eles acolhessem uma criança fazendo tudo isso, não se esquecendo de serem muito gentis. E com um detalhe muito importante, pois acolher uma criança em nome de Jesus, era um gesto de tamanha grandeza, porque, acolhendo-a, estariam acolhendo o próprio Jesus. A grandeza, neste caso, consistia em amar a quem não era amado, valorizar quem não era valorizado, mostrar-se solidário e amigo a quem era desprezado por todos.

Prezados irmãos. Repararam que em nossas festas não convidamos a faxineira, nem o segurança, nem aquela criança pobre que mora na outra rua?  Não! Não! Só convidamos pessoas do nosso nível sócio-econômico. Pessoas que são capazes de nos trazer presentes e de nos convidar também para as suas festas.

        Jesus hoje nos dá uma grande lição. Acolher os que são desprezados. Investir uns dez ou vinte minutos do nosso tempo para contar umas piadas para o porteiro, para dar um bom dia gostoso a faxineira, e lhe perguntar, como vai?  Jesus está nos dizendo que podemos ser mais gentis com os humildes, dizendo Feliz Natal aos excluídos em geral...

Agora eu deixo para você completar esta lista, em sua realidade social, na qual só você sabe quem são os que estão precisando ser acolhidos.

 

Sal.

VEJA CELEBRAÇÃO DA PALAVRA

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/



Confiar na proteção de Deus (Jo 1,47-51) (29/09/09)

        "Falou-lhe Natanael: Mestre, tu és o Filho de Deus, tu és o rei de Israel."

         Jesus é o Filho de Deus. É aquele que nos livra de toda armação dos nossos inimigos, os quais, nem sempre  sabemos quem são.  Às vezes o seu inimigo pode ser a pessoa com a qual você partilha a sua vida e está convivendo com você do seu lado no dia-a-dia.

        É muito comum a gente pensar que as pessoas que nos são mais perigosas são aquelas que gritam conosco, e que nos ameaçam.  Temos muito medo de ameaças, mais na verdade, quem o ameaça não lhe faz nada. É como o ditado que diz: "Cão que ladra não morde".  Quando alguém diz que vai lhe pegar, ou lhe matar, no seu íntimo, aquela pessoa já lhe pegou, já lhe matou. Porque já descarregou toda a sua raiva ao dizer aquelas palavras, portanto, não vai lhe pegar mais, não vai lhe fazer nenhum mal.

        Mas aquela pessoa sua inimiga de voz macia, que se faz de boazinha e gentil, que arquiteta planos em silêncio para lhe prejudicar, é que são realmente as pessoas perigosas. Tais pessoas podem até se aproveitar de sua ingenuidade, da sua religiosidade, para armar um bom laço para você cair, feito um animal que se enrosca nas malhas da rede, ou armadilha. 

        Para tais pessoas, os católicos que pregam a acolhida, o perdão e o amor ao próximo, são prezas fáceis, e indefesas. Por isso, no seu entender, é só lembrar as palavras de Cristo sobre a acolhida e o perdão, que a vítima vai confiar plenamente nas suas idéias, ou em suas lágrimas de crocodilo, e cair direitinho em suas armadilhas.  Enganam-se!

        Você deve estar pensando. Então ser cristão é muito perigoso. Pois somos alvos fáceis dos espertos.

        Não meu caro, minha cara. Não é assim que funciona, graças a Deus! Quem realmente  está VIVENDO NA PRESENÇA DE JESUS, é uma pessoa imbatível. Porque Deus lhe avisa das maneiras mais incríveis  sobre os perigos que lhe vêm pela frente, a tempo de se defender, e desmascarar os vilões que, se fazendo de vítimas, transformaram você em uma vítima pensando que ninguém vai lhe socorrer.Tais pessoas não passam de malvados frios e calculistas para não dizer, criminosos, ou criminosas.

        Deus que vê tudo e de tudo sabe mesmo antes de acontecer, pois percebe os mais íntimos dos nossos pensamentos, virá em seu socorro, fazendo você reverter o jogo, lhe fazendo justiça. Assim, aqueles que tentaram  lhe enterrar, cairão na própria cova  que abriram para colocar você. Porque Deus não abandona aqueles que lhes são fiéis.  "Se comerem veneno não lhes farão nenhum mal...Quando forem levados ao Tribunal, não vos preocupeis com o que devereis dizer. Pois o Espírito Santo falará por vocês".

        Prezado irmão, prezada irmã. Siga sem vacilar o caminho de Deus, mesmo quando lhe parecer que está em um beco sem saída, mesmo quando lhe passar pela cabeça que Deus lhe abandonou, mesmo quando nuvens escuras anunciam tempestade inevitável, nunca desanime, não pare de pedir a ajuda de Deus, deixando que Ele cuide da sua vida e de você, abandone-se nos seus braços, como uma criança que se agarra à mãe ou ao pai na hora do perigo. Confie na proteção infalível de Deus, e ela virá.  Deus pode tardar, mais com certeza não vai faltar, Deus poderá até demorar  para vir em seu socorro, mais tenha paciência  e confiança e continue rezando, principalmente  pelos seus inimigos. Pela conversão deles ou delas. Para que Deus os impeça de lhe fazer qualquer tipo de mal. E quando menos você espera, o castigo dos seus oponentes acontece aliviando o seu sofrimento, e o perdão dos seus pecados pelo sofrimento, pois você ofereceu tudo aquilo a Deus.

        Viu?  Deus nunca nos abandona!  E não vai lhe abandonar. Porque você é especial no plano de Deus, e Ele quer contar com a sua atuação para melhorar o mundo.

        Por isso, meu irmão, confia que Deus virá em sua defesa, em seu socorro. Ele não vai permitir que pessoas injustas derrotem você. É só ficar sintonizando os sinais e avisos que Deus lhe fará. Durante o sono em sonhos, nos seus pensamentos, através das palavras de algum amigo, etc.  Deus não só o avisa da aproximação dos perigos, como lhe informa como deverá agir. E logo você percebe que COM DEUS, VOCÊ É INVENCÍVEL! Acredite! Estou lhe falando por experiência própria.  Se Deus é por mim, quem poderá contra mim?

 

Sal

VEJA CELEBRAÇÃO DA PALAVRA

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/



Como seguir Jesus (Lc 9,57-62) (30/09/09)

        Para seguir Jesus é preciso dedicação total. Não se pode ficar olhando para trás, para o que ficou ou para quem deixou. É preciso romper radicalmente com a família. Jesus lembra àquele homem que queria segui-lo,  que Ele, o filho de Deus, não possuía nada. Falou isso para mostrar ao possível novo discípulo que para segui-lo era preciso se despojar de todos os bens materiais, e, se preciso, até passar fome. Para aquela missão, deveria  estar disposto, a abrir mão do conforto, de muitas comodidades,  e, ainda por cima, não perder o ânimo, quando se visse privado até mesmo do alimento. Porque o seguimento de Jesus se dá na pobreza e no despojamento total e incondicional.

        Para aquele sujeito que pediu para ir primeiro enterrar o seu pai, a resposta de Jesus foi negativa, e exigiu que ele o seguisse para anunciar o Reino de Deus imediatamente, deixando que os mortos enterrassem os mortos.
Isso porque evangelizar é algo sublime, muito mais importante que qualquer afeto familiar, por que para seguir ao Reino, é necessário entregar-se todo, ao projeto de Deus, e não pela metade.

        Não podemos servir a dois senhores.  Ao dinheiro e a Deus. Porque, certamente vamos nos dedicar mais a um do que ao outro. Vamos estar divididos de tal forma que nem fazemos direito nem uma coisa nem a outra.

        É por isso que tenho tido muita paciência com meus colaboradores para com esta missão na internet através deste blog, porque cada um deles tem os seus afazeres, pessoais e domésticos, e não podem, como eu, dispensar uma dedicação total para a evangelização pela internet. Por falar nisso, quero aqui convidar você a fazer parte deste trabalho comigo. Se você é católico de muita fé e tem o dom de escrever, entra em contato comigo. Para que possamos combinar a sua colaboração neste tipo de evangelização. Amém?

 

Sal

VEJA CELEBRAÇÃO DA PALAVRA

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/



A colheita é grande (Lc 10,1-12) (01/09/09)

          A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, peçam ao dono da plantação que mande trabalhadores para fazerem a colheita.

        Prezados irmãos, não conseguimos dar conta dessa colheita enorme, e por isso a maior parte dela está sendo feita pela televisão, pelo cinema e pela internet.  Esse é o conjunto que compõe a mídia e está cuidando da "descatequização" da maioria das pessoas, principalmente os jovens. Estão substituindo os valores morais pelos anti-valores  ou "desvalores".  Através  da inversão da escala de valores, eles transformam o que é certo em errado, e o que é errado torna-se certo.

E a colheita dos "descatequizadores" é abundante: Sequestros, grandes, médios e pequenos assaltos, jovens desorientados com uma arma na mão, a polícia sem forças suficiente para controlar a situação, assim, em alguns lugares do planeta a coisa já se transformou num verdadeiro inferno!

        Os produtores de cinema não sabem que com a divulgação da violência na tela, eles estão criando cobras para lhes morder. Ou melhor, para morder seus netos e bisnetos. Porque na velocidade com que o mal está avançando no mundo, daqui há pouco tempo não sobrará nenhum lugar seguro no Planeta Terra, que será também povoado pelos descendentes dos próprios produtores de filmes violentos e pornográficos.

        Jesus ao enviar os setenta e dois novos discípulos para anunciar o Reino, ele avisa: "Não levem bolsa, nem sacola, nem sandálias.  ... pois o trabalhador merece o seu salário." É, meu irmão. O salário do sacerdote é responsabilidade nossa.  Quem disse? O próprio Jesus. E por salário, aqui estamos incluindo não só o sustento, o abrigo, os cuidados com a saúde e a indumentária do padre, mais a manutenção do templo, seja uma capela ou uma paróquia grande.

         "Porém, quando entrarem numa cidade e não forem bem recebidos, vão pelas ruas, dizendo: "Até a poeira desta cidade que grudou nos nossos pés nós sacudimos contra vocês!

        Por algumas vezes, eu tive de sair da sala de aula  em que acabara de entrar para anunciar a palavra de Jesus, por causa da indisciplina e da indiferença dos alunos. Principalmente onde não contei com nenhum apoio dos professores. A  bem da verdade, graças a Deus isso me aconteceu pouquíssimas vezes, mais aconteceu.

Prezados irmãos, acho que todos nós podemos fazer alguma coisa para aumentar o número de sacerdotes no mundo. Pelo menos rezar e pedir ao Pai que  nos envie bons padres pois a colheita aumenta cada vez mais.

 

Sal

VEJA CELEBRAÇÃO DA PALAVRA

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/



Qual é o mais importante? (Mt 18,1-5.10) (02/09/09)

"Se vocês não mudarem de vida e não ficarem iguais às crianças, nunca entrarão no Reino do Céu."  

Para entrar no Reino do Céu, é preciso mudar de vida. Sair desta vida que você está levando, e passar  para o outro lado.  Parar de fazer estas coisas que você faz, de freqüentar aqueles lugares, e cortar as relações de amizades com aquelas pessoas.  Para que?  Para o seu bem. A vida que você está levando não é vida! Porque viver preocupado se estará vivo no momento seguinte, não é viver, isso não é vida, mas sim, é ser um morto vivo.

Ah! Nada disso está acontecendo com você? Maravilha! Então desconsidere tudo que leu até aqui.

        Para entrar no Reino do Céu é preciso tornar-se inocente como uma criança. E para conseguir isso só mudando de vida, mesmo que a sua vida não esteja aparentemente tão mal.

        Os discípulos estavam muito preocupados em saber qual deles era o mais importante, o mais poderoso. Jesus lhes mostra que  em vez de se preocupar em ser importante, em vez de ter uma aspiração ao poder, eles deveriam assumir a sua condição de fragilidade que leva, com humildade, ao abandono nas mãos de Deus e à solidariedade com seus semelhantes.

        Hoje por aqui em nossa volta acontecem coisas semelhantes. As pessoas vivem preocupadas em ver suas fotos na coluna social, em serem reconhecidas como grandes personalidades, sendo respeitadas como poderosas, que ocupam os mais altos degraus na escala social.

        Jesus vai nos mostrar no evangelho de hoje que isso tudo é uma grande besteira, uma grande ilusão.  Ser simples e puros como uma criança é que o mais importante, pois estamos desta vida de passagem. E tudo que fazemos aqui, deve ter em vista a outra vida, a qual é eterna. Porém a maioria das pessoas não querem  saber de nada disso, e só pensam em aproveitar o máximo o momento presente da melhor maneira possível. Mais, essa maneira pela qual estão aproveitando a vida, está afastando essas pessoas da outra parte da existência que por sinal é a mais longa, pois é a parte que dura para  sempre.

        O mais importante é aquele ou aquela que se fizer o menor, o mais humilde, o mais disponível para ajudar os necessitados, aquele que  perdoa, o que não se julga melhor que ninguém, que não humilha os outros, que pede desculpas, que ouve o irmão falar seus problemas, etc.

        Prezadas  irmãs e prezados irmãos: Em nossas oração não nos esqueçamos de rezar pelos nossos irmãos que estão afastados da vida da Igreja, que não vão à missa, que não rezam mais, etc.  A salvação deles também é responsabilidade nossa.

 

Sal

VEJA CELEBRAÇÃO DA PALAVRA

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/



Jesus reza ao Pai (Lc 10,17-24) (03/09/09)

          Os setenta e dois discípulos que haviam sido enviados para anunciar o Reino de Deus, voltaram muito alegres e satisfeitos com o sucesso da missão, principalmente por terem expulsado demônios em nome de Jesus. E Jesus, por sua vez, também ficou muito alegre e satisfeito com isso, e fez mais uma oração espontânea.  Antes, porém, disse aos setenta e dois:   "Porém não fiquem alegres porque os espíritos maus lhes obedecem, mas sim porque o nome de cada um de vocês está escrito no céu."
        "Puxa, vida" fico pensando. Será que o meu nome também já está escrito no céu? Os nomes de todos os sacerdotes, eu sei que já estão. Mas, o meu, eu não sei já fiz por merecer. Sei que estou tentando anunciar o Reino de Deus, já há um bom tempo.

Em sua oração Jesus agradece ao Pai por ter mostrado os mistérios da fé aos humildes...

E nós? Em nossas orações o que falamos ao Pai em nome de Jesus?   Ou será que rezamos apenas um Pai Nosso e fazemos o sinal da cruz e já estamos roncando...

Na verdade, muita gente reza na hora de dormir. Mais ao levantar e durante o dia todo, não fala com Deus. E nós podemos falar com Deus a toda hora, em qualquer lugar porque  Deus é onipresente, isto é, Ele está de forma invisível em toda parte, como o ar que respiramos está de forma também invisível em toda parte em volta do Planeta Terra.

Como devemos rezar? Ora. As nossas orações devem começar com o sinal da cruz e pedidos de perdão. Ou rezamos o Ato de Contrição, ou simplesmente pedimos perdão mais de uma vez, por todos os nossos pecados daquele dia até aquele momento. Em seguida agradecemos todas as graças recebidas: A saúde, o alimento, o emprego, enfim, tudo o que recebemos de Deus.  Depois vamos pedir. Não só por nós, mais pelos outros. Parentes, amigos e inimigos. É, inimigos também. Foi Jesus quem disse que temos de rezar por eles. Pela sua conversão, e para que eles não nos façam nenhum mal. 

Não podemos relaxar nas nossas orações, que não deve ser somente ao levantar, e ao deitar. Em todo momento podemos e devemos estar com o nosso pensamento sintonizado em Deus.  Isso, porque, se o cristão principalmente o padre, o catequista e todo aquele engajado na linha de frente da Igreja não rezar, tudo, mais cedo ou mais tarde vai por água abaixo. Já vivenciei a triste realidade de alguns padres que largaram a batina, simplesmente porque não tinha tempo ou não arrumavam tempo para rezar. Por falar nisso, está na hora de rezar. Pai Nosso ...

 

Sal

VEJA CELEBRAÇÃO DA PALAVRA

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/



Uma só carne (Mc 10,2-16) (04/09/09)

         Prezadas irmãs, e prezados irmãos. Através da liturgia de hoje, Jesus nos convida a refletir sobre o divórcio. Sobre a instituição do casamento que Deus uniu e o homem nem a mulher tem o direito de separar. Mas infelizmente, muitos homens e mulheres  têm separado muitos casamentos unidos por Deus. E Jesus é categórico  ao dizer, que.  "O homem que mandar a sua esposa embora e casar com outra mulher estará cometendo adultério contra a sua esposa. E, se a mulher mandar o seu marido embora e casar com outro homem, ela também estará cometendo adultério."         

          Os fariseus mais uma vez procuraram um motivo para enquadrar criminalmente  Jesus em algum artigo da Lei machista que associava o casamento à posse de bens materiais e dava ao homem o direito de repudiar sua mulher, relegando esta a uma posição de submissão. Jesus, porém, mostra o outro lado da moeda, ou seja, Ele recorre ao Projeto criador de Deus, para responder a interrogação maliciosa dos seus oponentes.

Na primeira leitura nós vimos que o homem e a mulher  foram trans formados em uma só carne pelo matrimônio, em igualdade de condições e de direitos. E é exatamente isso que Jesus mostra na sua resposta aos fariseus arrogantes e machistas.

Prezados irmãos e prezadas irmãs. É uma grande ilusão a ambição  da aquisição dos bens materiais pelo chamado  "golpe do baú". Porque a união da carne e da mente entre o casal, só subsiste se houver amor e a bênção de Deus através do sacerdote. Amor que deve ser verdadeiro de ambos os lados. Esse amor é o cimento que vai consolidar aqueles dois corpos e aquelas duas mentes para o resto da vida, até que a morte os separe.

Se você pesquisar o Catecismo da Igreja Católica, ou conversar com o padre, vai saber que, em certos casos, a Igreja reconhece a anulação do casamento, até mesmo de casos em que existam filhos, ou que o casal esteja junto há muitos anos. Mas não é por causa disso, que você  agora vai pensar: Ah! Legal! Minha mulher ronca. Eu posso me separar?  Não!  Meu marido  já não é mais aquele, anda bebendo muito... então  eu estou livre para...  A resposta é, não! Mas por  quê? Porque o que Deus uniu, nem o homem nem a mulher podem separar.

Lamentavelmente, nem sempre os dois, maridos e mulher são católicos  atuantes. E isso acontece, porque o amor surge indistintamente da convicção religiosa dos dois. E, também, as pessoas não se preocupam na hora de se escolherem, em saber qual a religião do outro. Dessa forma, podemos observar que nas comunidades paroquiais, a maior  parte dos cristãos atuantes são  do sexo feminino, onde vemos as esposas participando da catequese ou da liturgia, enquanto os maridos não se encontram  presentes.

Por outro lado, às vezes temos cristãos atuantes do sexo masculino desacompanhados de suas respectivas esposas.

 

Sal 

VEJA CELEBRAÇÃO DA PALAVRA

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/



domingo, 20 de setembro de 2009

Sugestões de reflexões para a semana (21/09/09 a 27/09/09)

        Nesta semana estamos viajando por várias cidades com Jesus, e em cada lugar temos uma lição diferente. Estamos conhecendo o dia-a-dia de Jesus para aprender como devemos nos comportar no nosso dia-a-dia.

        O convite desta semana é que a cada dia possamos incorporar as pequenas lições do nosso Mestre ao nosso cotidiano.

        Nesse intuito, boa semana!

 

Segunda-feira (21/09/09) (Mt 9,9-13)

- Misericórdia e não sacrifício (Salviano)

- Vale a pena ser justo? (Jailson Ferreira)

- Sua vida é sua resposta! (Humberto Selau)

 

Terça-feira (22/09/09) (Lc 8,19-21)

- A mãe e os irmãos de Jesus (Salviano)

- Quer fazer parte da família de Jesus? (Jailson Ferreira)

 

Quarta-feira (23/09/09) (Lc 9,1-6)

- A pobreza dos apóstolos (Salviano)

- Estamos em missão (Jailson Ferreira)

- Aprendendo a humildade (Jailson Ferreira)

 

Quinta-feira (24/09/09) (Lc 9,7-9)

- Ele está no meio de nós (Salviano)

- Deus está em toda parte (Salviano)

- Conhecendo Jesus (Charles Júnior)

- Para que você quer ver Jesus? (Jailson Ferreira)

 

Sexta-feira (25/09/09) (Lc 9,18-22)

- Quem é Jesus para você? (Salviano)

- O que Jesus significa em sua vida? (José Machado Filho)

- Quem é Jesus para você? (Jailson Ferreira)

 

Sábado (26/09/09) (Lc 9,43b-45)

- O povo queria que Jesus fosse rei (Salviano)

- O nosso medo de tocar em assuntos delicados… (Jailson Ferreira)

 

Domingo (27/09/09) (Mc 9,38-48)

- Outra pessoa expulsa demônio (Salviano)

- Quem não é contra nós é a nosso favor... (Raoni Mendes)

 

Jailson Ferreira

jailsonfisio@hotmail.com

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com