O evangelho de hoje nos traz a visita dos Reis Magos a uma casa onde se encontrava Maria, José e o seu Filho Jesus. Eram eles Melquior, Baltazar e Gaspar, sábios pagãos e que moravam em países diferentes e se encontraram por causa de uma brilhante estrela. Baltazar partira do Golfo Pérsico, sonhou com uma criança que lhe disse: "quando você me ver na estrela, a hora da alegria estará próxima. Segue essa estrela que ela lhe trará a fé". Melquior partiu de Ur, terra dos Caldeus, teve uma visão, no fundo de uma taça estava uma estrela brilhante e uma criança deitada. E a criança dizia: "quando você me ver na estrela, a hora da alegria estará próxima. Segue essa estrela que ela lhe trará a paz". Gaspar, partiu de perto do Mar Cáspio, e todos sofriam porque quase não chovia. O rei Gaspar ia sempre ao rio junto com o povo para rezar e pedir chuva. E teve uma visão no fundo de um poço que estava seco, de uma estrela brilhante e uma criança deitada. E a criança dizia: "quando você me ver na estrela, a hora da alegria estará próxima."
Seguindo a Estrela se encontraram em Jerusalém. Mas lá não viram mais a estrela. Então saíram perguntando, onde estaria o rei dos judeus que acabaria de nascer? Chegaram até o rei Herodes e os sumos sacerdotes, e foram avisados que o menino havia nascido em Belém, pois assim estava escrito na profecia. E em seguida, Herodes pediu os magos para que ao voltarem da viagem dissessem a ele onde o menino estava, Herodes queria eliminá-lo sem demora. Eles seguiram novamente a estrela que os levou até Belém, onde nasceu o menino Jesus. E reconheceram naquele menino o Rei da justiça, e o adoraram e lhe ofereceram presentes. Os reis magos aderiram ao projeto de Deus, a salvação a partir do pobre e não dos poderosos e violentos. Os reis magos aqui são representantes de toda humanidade, eles ofereceram ao menino Jesus, como presentes: ouro, incenso e mirra, que simbolizavam a realeza, a divindade (fé) e a imortalidade (paixão de cristo).
Avisados em sonhos, por um anjo que Herodes queria matar o menino, os magos voltam para casa por outro caminho, rompendo assim com Herodes e Jerusalém. Como os reis magos, nos deixemos transformar pela luz de Cristo. Ele espera nossa visita, que o adoremos, que o nosso encontro com Ele nos transforme, nos torne homens e mulheres melhores, que ofereçamos a Ele o que temos de melhor. Jesus é o verdadeiro Rei, que deve ser procurado e adorado por toda humanidade, e Ele acolhe a todos, que a Ele recorrem.
Pelos reis magos, guiados por uma estrela, Deus revela seu Filho Jesus, a todos nós, para que o aceitemos e o acolhamos como nosso Rei e Salvador. Purifiquemos o nosso coração, para irmos a Jesus, para nos encontrarmos de verdade com Ele. Busquemos dentro de nós a estrela que nos mostra o caminho, a fim de que encontremos forças para levar adiante missão de tornar nosso mundo mais humano, justo, fraterno, alegre, em paz e com muita fé.
Mª Elian
http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário