Pesquisar neste blog

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer (Jo 15,1-8) (05/05/2010)

        Permanecer em Jesus é essencial para viver e frutificar. Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.

        E de que maneira permaneceremos em Cristo e O Cristo em nós? Ouvindo as palavras do Cristo e mais do que guardar suas palavras, precisaremos vivenciar essas palavras , só assim  faremos parte da sua videira, dessa forma seremos ramos frondosos e frutíferos.

        Para permanecermos frondosos e  frutíferos ,precisamos ouvir e guardar bem as palavras  da verdadeira videira: Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda.

        Para que mais uvas cresçam, o Senhor poda os ramos, removendo os rebentos inúteis e tudo o que poderia desviar a força vital da produção. A poda é dolorosa, mas necessária porque muitas coisas sugam nossa força e nos impedem de dedicarmo-nos à produtividade. Precisamos de uma boa capina e poda. Portanto deixa-se corrigir. A outra coisa exigida para produção de fruto é permanecer na videira. Sem a ligação vital com a videira, o próprio ramo murcha e morre.

        Se prestarmos atenção no evangelho de hoje  vamos observar que por oito vezes Jesus usa o verbo "permanecer" no Evangelho de hoje. Porque tanta relutância neste assunto? A única explicação é que a permanência em Cristo é o núcleo fundamental da sua mensagem.Somente permanecidos em Cristo,poderemos caminhar neste mundo.

        Permanecer em Jesus, implica em  acolher sua palavra e seu exemplo, e procurar colocá-los em prática. É permanecendo em Jesus que os discípulos produzirão os frutos que são do agrado do Pai. E a seiva do amor que une Jesus e os discípulos cria laços entre as pessoas, leva à fraternidade, à solidariedade e comunica a vida.

        O que podemos concluir  também neste evangelho, é que Jesus não só ensina ,mas também faz uma advertência  à  seus discípulos  e também nos adverte hoje , que aqueles ramos   que permanecem em Cristo produzem muitos frutos, pois, caso contrário serão colhidos e lançados no fogo.

        É a pura verdade que Jesus nos diz: sem mim nada podeis fazer. Separado de Jesus, você nada pode fazer nada para melhorar a sua, vida, sua família, sua alma e nem sua relação com Deus. Muitos tentam andar sós, pensando que sua bondade e discernimento produzirão fruto sem se apoiar no Senhor.

        Se você também está pensando e agindo desta maneira está enganado . Somente através de Jesus somos capazes de cumprir a justiça e a verdade que o Senhor espera que produzamos.

        Meus irmãos e irmãs  de fato, Jesus mora em nós somente até o ponto em que sua palavra e seus ensinamentos permanecem em nós. Precisamos lembrar-nos constantemente do que Jesus disse e meditar nisso de modo que ele possa viver poderosamente em nós. O outro modo pelo qual Jesus permanece em nós é ao guardarmos os seus mandamentos: Se guardardes os meus mandamentos permanecereis no meu amor; assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço.

        Vamos agradecer sempre  e pedir ao Pai a graça de permanecer na Verdadeira Videira:Pai amado, dai-me forças e coragem para que eu no decurso do meu dia a dia, eu guarde em meu coração, em meu espírito, as palavras do seu Filho Amado, meu Salvador , a Verdadeira Videira.Que eu viva essas palavras para comigo e para com meus irmãos e que eu seja uma ramo frondoso e frutífero.

 

 Amém.

Abraço carinhoso.

Maria Regina

mariareginasilvab@hotmail.com

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário