Pesquisar neste blog

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Sugestões de reflexões para a semana (28/02/11 a 06/03/11)

        Boa semana a todos!

 

Segunda-feira (28/02/11) (Mc 10,17-27)

- O jovem rico e Jesus (Sal)

- Apegos desordenados: empecilho para a vida eterna!!! (Rosa Camila)

 

Terça-feira (01/03/11) (Mc 10,28-31)

- A plenitude do chamado de Deus (Rosa Camila)

 

Quarta-feira (02/03/11) (Mc 10,32-45)

- Todo cristão quer desfrutar a glória de Deus – a importância da penitência (Sal)

- Servir: uma necessidade da alma (Raoni Mendes)

- Os discípulos querem um lugar de honra (Sal)

 

Quinta-feira (03/03/11) (Mc 10,46-52)

- O cego de Jericó (Sal)

-Aquele que não desiste e espera na fé, tudo alcança! (Manuele Jardim Pimentel)

 

Sexta-feira (04/03/11) (Mc 11,11-26)

- Minha casa é casa de oração (Sal)

 

Sábado (05/03/11) (Mc 11,27-33)

- Jesus expulsou os vendilhões do templo (Sal)

 

Domingo (06/03/11) (Mt 7,21-27)

- Uma casa sobre a rocha (Sal)

- Onde você está construindo a sua "casa"? (Jailson Ferreira)

- Sua ação revela sua decisão! (Humberto Selau)

- Como fazer a vontade do Pai? (Sal)

- Falamos demais e fazemos de menos (Ana Luíza Medeiros)

- O Reino dos Céus é para quem tem coragem!!! (Victor Rangel)

 

Jailson Ferreira

jailsonfisio@hotmail.com

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com

Jesus expulsou os vendilhões do Templo (Mc 11,27-33) (05/03/11)

        O Evangelho de hoje nos mostra os sumos sacerdotes, os fariseus e os doutores da lei questionando Jesus sobre sua autoridade. Muitas vezes, vemos pessoas que duvidam das verdades da fé e questionam o próprio Deus sobre a legitimidade de suas ações e de seus princípios, mas se formos analisar mais a fundo a vida das pessoas que manifestam tal atitude, veremos que na verdade as suas vidas é que apresentam aspectos contraditórios porque os seus princípios de vida não são legítimos. Essas pessoas querem, na verdade, legitimar a sua vida marcada pelo erro e pelo pecado, por princípios que, na verdade, encontram o seu fundamento unicamente no egoísmo.(CNBB)

        Jesus ficou irado e com pedaços de corda na sua mão direita, gritava em alta voz dizendo que aqueles homens transformaram numa toca de  ladrões a casa em que todos devem entrar livremente para comunicar-se com o Pai através da oração.

        Depois disso  Jesus e os discípulos saíram da cidade. Ao voltarem de novo ao Templo, Jesus foi interpelado pelos seus adversários. Os sumos sacerdotes, os mestres da Lei e os anciãos revoltados com a atitude de Jesus ao expulsar os vendilhões do Templo, aproximaram-se dele e perguntaram:  Com que autoridade fazes essas coisas? Quem te deu autoridade para fazer isso?' Jesus respondeu aquela pergunta com outra pergunta, a qual não foi respondida.  E por que os representantes do Sinédrio não responderam? Pelo seguinte: Para os judeus, o Templo, pelos sacrifícios que o povo nele oferecia por meio dos sacerdotes, tirava os pecados do povo. João Batista, em troca, sem cobrar nada, sem fazer nenhum negócio, fora do Templo, à margem da instituição do Templo, oferecia o perdão dos pecados, por meio do seu batismo, àquele que se convertia de coração e de obras. 

        Se as autoridades judaicas admitissem que o batismo de João procedia de Deus, então teriam de agüentar esta pergunta de Jesus: Então, por que continuam sacrificando animais para o perdão dos pecados? Por que não vão até João para serem convertidos, mostrando sua boa vontade de mudança e oferecendo-se a si mesmos como sacrifício através do batismo?

        Para Jesus o perdão dos pecados é obtido independentemente dos sacrifícios do Templo. Fora do Templo também se oferece esse perdão. Não só por meio de João (Me
1,4-5). O próprio Jesus perdoa os pecados (Me 2,5-7).
Dessa forma Jesus corrói os fundamentos do significado absurdo do Templo e da sua importância.(Fonte: Coleção Como Ler os Evangelhos).

        Irmãos. Aqueles que vivem no pecado, procuram sempre justificar-se fazendo questionamentos a respeito de Jesus e da Igreja. Já ouvi da boca de um certo professor, o seguinte: Jesus era tarado! Ele disse: deixai vir a mim as criancinhas! Disse aquele professor.

        Outros dizem: sexo não é pecado. Pecado é não fazer sexo. Tais afirmações poderiam até serem válidas se estivessem se referido ao casal, marido e mulher, cuja união foi abençoada por Deus na pessoa do sacerdote. Ou seja, no casamento.

        Da mesma forma já ouvimos vez por outra, pessoas que para justificar sua conduta fora do plano de Deus, a fazerem críticas e calúnias aos representes de Deus na Terra. A sorte desses nossos irmãos desgarrados, é que eles nem se importam com o Espírito Santo. Suas maledicências são sempre dirigidas a Jesus, Maria, aos padres e às freiras.  Pois as blasfêmias contra o Espírito de Deus não serão perdoadas, como disse Jesus.

        Rezemos por essas pessoas. São nossos irmãos e irmãs, pedindo a Jesus que tenha piedade de suas almas, e pedindo ao Pai para perdoá-los porque realmente não  sabem o que fazem!

 

Sal.

MAIS OPÇÕES PARA SACIAR SUA SEDE DE DEUS.

http://liturgiadiariacomentada.blogspot.com/

http://homiliadominical.blogspot.com/

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/

Minha casa é casa de oração (Mc 11,11-26) (04/03/11)

        Através do Evangelho de hoje podemos fazer um exame de nossa consciência para  verificar que tipo de cristão somos nós. O que nós vamos fazer na  Igreja? Vamos de fato rezar e nos encontrar com o irmão e com Deus? É na Igreja que vamos alimentar a nossa fé? Ou será que ir à Igreja para nós não passa de um evento social? Afinal às vezes até tiramos fotos, filmamos, e se preciso daremos entrevistas aos repórteres que por ventura por lá aparecerem! Será que já aproveitamos algum evento social da paróquia para usufruir  de lucro? Eu tenho olhado os paroquianos, os leitores, catequistas, entre outros como rivais? Eu desempenho minhas tarefas num espírito de concorrência de competição  entre as demais  pessoas? Tenho tido  ciúmes, rancor, raiva, ira, inveja, etc. ? Tenho feito algum comentário maldoso a respeito dos defeitos dos demais paroquianos?

        Prezada irmã, prezado irmão. Se você se identificou com alguma dessas perguntas ou com outras aqui não sugeridas, esteja certo de que a Igreja está sendo para você um lugar de pecado em vez de purificação.

        O ambiente de Igreja deve ser exemplar. Pois é desse amor que teremos uns para com os outros que o povo vai perceber que realmente somos cristãos, seguidores e anunciadores de Cristo, e  passarão a acreditar em nossas palavras.  Na Igreja é o lugar onde praticamos o verdadeiro amor ao próximo, para que todos vejam a nossa luz e nos sigam. É na Igreja onde criamos e cultivamos a comunhão entre nós, Deus e os irmãos freqüentadores. No ambiente da paróquia não pode haver má vontade, falsidade, fofocas, rejeição, exclusão, política ou manobras de colocar alguém no gelo, perseguições, etc.

        Tais coisas não correspondem ao plano de Deus e faz com que a paróquia pareça mais com  uma empresa,  e a nossa presença na Igreja não seja uma oportunidade de nos aproximar de Deus, mas sim ocasião de pecado.

        "Minha casa será chamada casa de oração", de congraçamento, de amizade sincera, de colaboração em vez de competição, de aceitar o outro como ele é, e procurar melhorá-lo. A Igreja não é lugar de se auto-promover, nem de ganhar dinheiro, ou de tirar qualquer tipo de vantagem pessoal.

        Se Jesus aparecesse de forma visível em uma excursão da paróquia, em uma churrascada para arrecadar fundos, ou  em qualquer outro evento, será que Ele não teria vontade de pegar um chicote e para fazer algumas correções fraternas?

        Prezados catequistas, discípulos imitadores de Jesus Cristo. Façamos penitência enquanto é tempo pela nossa conduta incorreta enquanto estamos na Casa de Deus. E vamos nos esforçar mais para dar o exemplo em vez de sermos motivos de escândalos.

 

Sal

MAIS OPÇÕES PARA SACIAR SUA SEDE DE DEUS.

http://liturgiadiariacomentada.blogspot.com/

http://homiliadominical.blogspot.com/

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/

Todo cristão quer desfrutar da glória de Deus - A importância da penitência (Mc 10,32-45) (02/03/11)

        Os discípulos pediram para participar da glória de Deus: 'Mestre..., 'Deixa-nos sentar um à tua direita e outro à tua esquerda, quando estiveres na tua glória!' ... 'Vós não sabeis o que pedis. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?"

        Todos os cristãos  querem, desfrutar  da glória de Deus, mas são poucos os que se empenham em negar a si mesmo  e assumir um compromisso maior com o reino de Deus. Jesus hoje nos mostra  isso quando Ele anuncia o mistério da cruz, mas os discípulos estão mais interessados na sua recompensa, na sua participação na glória eterna. Do mesmo modo, nos dias de hoje nós vemos muitas pessoas gritando  o amor de Deus, cantando os seus louvores, mas sem a menor intenção de fazerem penitência , sem o menor compromisso com o serviço ao Reino de Deus

        Caro leitor, cara leitora. Para merecer a gloria de Deus, para conseguir dominar os desejos da carne e viver na presença de Deus, precisamos fazer penitência.

         O próprio Jesus aprovou e recomendou  a prática da penitência, quando aconselhou o jejum. Os discípulos não conseguiram expulsar os demônios, então Jesus disse que teriam de fazer jejum e muita oração, pois aquele tipo de demônios era muito  perigosos.

        Certas pessoas possuidoras de vícios que as dificulta de atingir a santidade, procuram  constantemente o sacerdote  para a reconciliação com Deus, mas em poucos dias voltam a cair em pecado, os quais são causados pela solidão, pelo vício, pelas tentações o que os torna pecados leves, porém a sua repetição enfraquece o estado de graça, ocasionando o desânimo,  o  que desencoraja  a  busca da força de Jesus na Eucaristia, que por sua vez causa mais  enfraquecimento da força de vontade na luta contra as tentações.

         A primeira vista parece que tal pessoa está abusando do sacramento da penitência, ou parece para outros, uma consciência sensível à presença do pecado venial.  Na verdade, também parece que a confissão não está mais surtindo o efeito desejável,  pois a pessoa em pouco tempo repete aquele mesmo  vício.

        Neste caso, parece mais eficiente, a prática diária da penitência, a qual é bem vista aos olhos de Deus, por mostrar determinação e força de vontade  contra a continuidade da prática do referido vício-pecado-leve.

 

Sugestões de penitências nos dias de hoje:

 

1 - Ficar sem almoçar. Mas não conte a ninguém, nem fique com uma cara de faminto. Fique normalmente alegre como recomendou Jesus,  e com o seu pensamento em Deus, e no motivo pelo qual você está jejuando;

2 - Você  está em sua sala, em seu escritório, vendo televisão, ou mexendo no computador,e o calor está lhe incomodando muito. Por penitência, hoje você não vai ligar o ventilador, ou o ar condicionado. E não se esqueça do motivo pelo qual você está fazendo aquele sacrifício, um gesto de penitência, e oferecê-lo a Deus;

3 - Aquilo que mais lhe tem incomodado, os roncos do seu marido, da sua esposa, algum barulho do seu vizinho, os latidos daqueles cachorros,  que o leva a se revoltar e fazer constantes reclamações. Só por hoje você vai saborear aquele incômodo  num gesto de penitência pelo perdão dos seus pecados e para que Jesus lhe dê a força necessária para você conseguir dominar aquele vício que tanto tem enfraquecido  sua espiritualidade;   

4 - Ah! Aquela coisa que diariamente você mais gosta de fazer!  O que? Você  é que sabe! Eu não sei. Seria tomar sorvete após as refeições, dar uma cochilada depois do almoço, saborear uma melancia geladinha às 15 horas, sei  lá. Só por hoje você numa negação de si mesmo, não vai fazer aquilo. Pensando sempre no motivo pelo qual está deixando de satisfazer a sua vontade, e  ofereça a Deus pedindo a devida força que precisa para combater aquele vício que só você também sabe. Reze! E ao  rezar, repita as palavras ditas por Jesus, que foram mais ou menos assim : " Se a tua mão te leva a pecar, corta-a. Pois é  melhor para você não ter uma mão e ir par o céu, do que tendo duas mãos ir para o inferno"

5 - Invente você mesmo um modo de fazer penitência. Negando a si mesmo para ter maior força para vencer o pecado, os vícios e as tentações.

 

Sal.

MAIS OPÇÕES PARA SACIAR SUA SEDE DE DEUS.

http://liturgiadiariacomentada.blogspot.com/

http://homiliadominical.blogspot.com/

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/