Pesquisar neste blog

quinta-feira, 12 de maio de 2011

A minha carne é verdadeira comida e o meu sangue, verdadeira bebida (Jo 6,52-29) (13/05/11)

         No Evangelho de hoje Jesus continua nos explicando que Ele é o nosso verdadeiro alimento, o pão que desceu do céu para nos santificar e fortificar. Ele fala da  EUCARISTIA que na última Ceia seria instituída.

        A minha carne é verdadeira comida e o meu sangue, verdadeira bebida.  Jesus na Eucaristia é o remédio de imortalidade, antídoto não para a morte, mas para a vida eterna em Jesus Cristo". E hoje, a transformação do pão e do vinho no copo e sangue de Cristo, é pedida pelo sacerdote, e feita pelo Espírito Santo que irrompe e realiza aquilo que ultrapassa toda palavra e todo pensamento. A mudança  acontece, portanto,  por obra do Espírito Santo.

        Na verdade não é o homem que faz com que o pão e o vinho oferecidos se tomem Corpo e Sangue de Cristo, mas o próprio Cristo, que foi crucificado por nós. O sacerdote, representante de Cristo na Terra, pronuncia as palavras, mas sua eficácia e a graça são de Deus. Isto é o meu Corpo, diz ele. Estas palavras transformam as coisas oferecidas.

        E nós temos fome e sede de comer e beber o corpo e o sangue de Cristo o que deveria ocorrer diariamente. Porque é maravilhoso saber que "Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele."   Ao saborear a Eucaristia estamos conscientes de que recebemos o próprio Cristo que se fez nosso alimento. Porque Jesus é o enviado do Pai, e também é Deus poderoso como Pai. Dessa forma, quem  come o corpo de Cristo viverá em estado de graça porque Jesus assim o prometeu. Comemos o pão que desceu do céu para nos alegrar, para nos fazer superar todas as adversidades deste vale de lágrimas. Pois com Cristo venceremos todas as dores, contrariedades e todos os obstáculos que aparecem diariamente no nosso caminhar. Quem está sem Cristo enfrenta grandes dificuldades para superar tudo isso, e pode acabar sucumbindo, entregando, desanimando.

        Aquele que come este pão viverá abundantemente, para sempre, isto é, na vida eterna, sem sentir mais fome nem sede.

        Porém, outros irmãos têm fome natural por falta do alimento e da água, pelos quatro cantos do mundo.  Irmãos nossos que não têm o pão nosso de cada dia, e deveriam ser socorridos pelos outros irmãos que vivem na fartura esbanjando com alegria tudo que lhes sobram. E, infelizmente, essa é uma  das causas da violência, pois o desespero do pobre por não ter o que precisa, o força a tirar do rico o que lhe sobra. Uma parte dos pobres sofrem de deficiências físicas e mentais (pouca inteligência). Também muitos deles são vítimas da injusta gerada pela má distribuição da renda nacional, e da ausência de programas sociais que lhes favoreçam a aquisição de empregos. Porém, infelizmente sabemos que muitos dos que não possuem nada, são vagabundos preguiçosos que não querem trabalhar.

        Prezado leitor, prezado ouvinte. Se isso está acontecendo com você, "Reze e trabalhe." "Reza como se tudo dependesse de Deus e trabalha como se tudo dependesse de você."  A sua parte precisa ser feita por você. A vida é parecida com o aluno que por preguiça não faz a lição de casa ou os seus trabalhos e tarefas pedidos pelos professores. Então o pai ou mãe fazem estas tarefas ou lições dos seus filhos queridos. E ao fazer isso, estão na verdade impedido que os filhos aprendam. Porque eles têm de se esforçarem, para atingir as suas metas. Os pais não devem fazer as lições dos filhos. Senão, além de impedir que eles as façam e aprendam, estão contribuindo com a sua vagabundagem, com a sua preguiça. Você já reparou que Deus não faz a nossa parte, o nosso trabalho, as nossas lições.  Porque nós é que temos de fazer isso.

        Outra fome existente no mundo, é a fome da palavra de Deus. Parece que não, mas muitos esperam ouvir uma palavra que lhe dê esperança, que lhe conforta, que alivia suas dores, uma palavra de fé. Por isso vamos nos empenhar em melhorar os nossos sermões, nossas homilias, nossas palestras, nossos encontros catequéticos, etc. E podemos melhorar REZANDO, E TRABALHANDO. Lendo bastante, fazendo de tudo para seguir aquilo que apreendemos, e nos dedicando ao nosso trabalho de levar de forma cada vez melhor, ou com melhor qualidade, a mensagem de Cristo ao irmão. Pois ele está esperando por isso, pelo melhor de nós, pois ele está faminto e sedento de Deus.   

 

Sal.

MAIS OPÇÕES PARA SACIAR SUA SEDE DE DEUS.

http://liturgiadiariacomentada.blogspot.com/

http://homiliadominical.blogspot.com/

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário